A PRINCESA QUE NÃO SABIA AS PALAVRAS

print princes.jpg

Sinopse

Enfim chegara o momento tão esperado em que a Princesa Eve se tornaria a herdeira oficial do Reino das Acácias, porém a constatação de que ela Não Sabe as Palavras poderá leva-la a um destino nada desejado.
Determinada a impedir que isso aconteça, Lili, a melhor amiga da Princesa, parte em uma aventura atrás de um Reino que ela acredita ser encantado e ter uma fórmula mágica capaz de mudar o destino de todos. O que ela não sabe é que essa é uma viagem sem volta e que pode leva-la muito além do que sequer sonhara.

print princes.jpg
1.jpg

Currículo do Trabalho

 

    Contemplada pelo edição de 2019 do Proac Editais na categoria Montagem Infantojuvenil “, A Princesa que não sabia as palavras” é a primeira obra dramatúrgica de Bruna Burkert, atriz e produtora integrante do Ciclistas Bonequeiros desde 2015.
  Dirigida por Gustavo Guimarães Gonçalves, fundador do grupo que há mais de 10 anos tem atuação significativa no teatro de rua explorando os limites da mobilidade urbana e, consequentemente, explorando a acessibilidade em elementos poéticos; a Cia passou a desenvolver projetos de contação de histórias focados no bilinguismo (português e libras) e extrapolando a fronteira da língua colocando o intérprete como um narrador que conta a história através do próprio corpo e das imagens sendo manuseadas em uma bicicleta.
  O processo da contação de histórias somado a recepção aos públicos mistos (surdos e ouvintes) colaboraram para que o grupo passasse a almejar um espetáculo teatral que, além de propor a inclusão como forma e conteúdo também promovesse a inclusão interna, o espetáculo tem um elenco misto, trazendo como protagonista representando a princesa surda uma atriz surda. Lilli Gomes é atriz e diretora e esteve presente durante todo o processo, inclusive lecionando aulas de libras para a elenco com o apoio de André Rosa, ator, intérprete e membro fixo dos Ciclistas Bonequeiros.
  O resultado do processo foi bruscamente alterado com o advento da pandemia porém de forma alguma enfraquecido, a troca entre elenco, direção e dramaturga foi constante e o resultado em vídeo demonstra o cuidado para uma obra explicativa, acessível mas que sem dúvida contemple a magia e o encanto do teatro.